Curiosidades em Otorrinolaringologia

orelha otorrino Brasiliacegonha otorrinobrasilia            Na idade média, algumas sociedades acreditavam que o ouvido seria uma espécie de órgão feminino da concepção. Acredita-se que esta crença tenha surgido de uma passagem da Bíblia sobre a concepção imaculada da Virgem Maria, que teria tido origem de um sopro sagrado em seu ouvido.

 

Sao Fiacre Santo padroeiro            São Fiacre é considerado o santo protetor do nariz. Mas o verdadeiro santo otorrinolaringologista é São Blaise, um médico cristão que tornou-se santo por remover uma espinha de peixe da garganta de um paciente. O seu dia é 3 de Fevereiro, quando até hoje em algumas cidades católicas da França se celebra a "Festa de São Blaise", o padroeiro da garganta.

 

            Todo dia 25 de março, no Marrocos, acontece a tradicional coleta de água da chuva. Os marroquinos acreditam que a água coletada neste dia pode afastar as doenças do ouvido e nariz.

 

            O único otorrinolaringologista a ganhar o prêmio Nobel de Medicina foi o húngaro Gyorgy von Békésy, em 1947. Ele desenvolveu o audiômetro semi-automático e estabeleceu os padrões tonais normais e de perda auditiva condutiva e neurossensorial.