.
Sou adulto e já nasci surdo. Não me comunico com sons, apenas em linguagem de sinais. Tenho lido muita coisa sobre implante coclear. O implante pode me ajudar ?
Muito pouco. Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas de modo geral este é um perfil de paciente que não tem indicação de implante coclear. Isso porque o implante coclear não vai permitir que essa pessoa entenda a fala nem aprenda a falar. Ele apenas proporcionará algum tipo de sensação auditiva. Em outras palavras, a pessoa vai passar a perceber barulhos, mas nunca vai compreender a fala (que nós chamamos de discriminar a fala). Isso pode ser frustrante e a pessoa pode abandonar o uso do aparelho após a cirurgia.
Contudo, bem orientada sobre o que esperar de resultado, com expectativas realistas, se ainda assim a pessoa quiser, o implante pode ser discutido.
Sou adolescente e já nasci surdo. Não me comunico com sons, apenas em linguagem de sinais. Tenho lido muita coisa sobre implante coclear e quero colocar um. É uma boa ideia?
A princípio, não.
Da mesma forma que no adulto que já nasceu surdo, o implante coclear nesse caso trará pouco benefício. Novamente, o implante não permitirá que o adolescente entenda a fala nem aprenda a falar. Ele apenas proporcionará algum tipo de sensação auditiva, permitirá que o adolescente perceba barulhos.
Especialmente no caso de adolescentes isso pode ser muito frustrante. O adolescente é por natureza persistente, determinado, não gosta de ser dissuadido de nada. Por mais que se explique que o benefício seria pequeno, a tendência é que ele não mude de ideia e se mantenha firme no intuito de fazer a cirurgia e obter o implante. Ocorre que a frustração com o resultado limitado é muito comum nesses casos.
Desse modo, embora não seja absolutamente contra-indicado, um implante coclear para esse perfil de paciente necessita de extensa avaliação psicológica antes de uma eventual cirurgia.
Sou adulto ou adolescente e tenho perda auditiva desde a infância, mas não sou completamente surdo. Utilizo-me de sons para me comunicar bem como procuro compreender a fala, com o auxílio de leitura labial e aparelhos auditivos. Mas tenho muitas dificuldades para falar e ouvir. Sou candidato ao implante coclear?
Possivelmente sim.
Esse é um grupo de pacientes diferente do que já falamos até agora: o das pessoas que não são completamente surdas. Nestes casos aquela regra de resultados não tão bons não é necessariamente verdadeira.
Neste grupo de pacientes o importante é que a pessoa seja oralizada antes do implante, ou seja, que procure utilizar a linguagem falada (emitir sons) para se comunicar e que procure entender a linguagem oral (mesmo que com auxílio de leitura labial), da melhor forma que puder. Quanto mais oralizada a pessoa nesse caso, melhor o resultado do implante coclear após a cirurgia (sempre lembrando da necessidade de anos de treinamento e fonoterapia após o implante).
A avaliação médica e fonoaudiológica vai procurar determinar nestes casos se o implante pode permitir uma reabilitação auditiva melhor que um aparelho auditivo convencional ou não.
Sou adulto e sempre ouvi bem (ou razoavelmente bem). Não tive dificuldades em aprender a falar. Mas tive uma doença (ou meu problema do ouvido foi piorando) e agora perdi a audição. O implante coclear pode me ajudar?
SIM.
Estes são normalmente os pacientes que têm os melhores resultados com implante coclear, os chamados pacientes PÓS-LINGUAIS (que sabem falar e perderam a audição posteriormente por algum motivo, ou seja, que não nasceram surdos).
Nestes casos, quanto mais cedo for feito o implante melhor, de modo a evitar que o nervo auditivo e o cérebro passe muito tempo em privação de estímulo sonoro. Mas mesmo pacientes nessa situação que implantam anos após perderem a audição costumam ter resultados satisfatórios.
Eu não escuto nada de um dos ouvidos (mas do outro eu escuto normal ou razoavelmente bem). Posso colocar um implante coclear do lado surdo?
A prinícpio, não. A qualidade do som gerado pelo implante coclear é tão diferente daquela percebida pelo lado bom (ou razoável) que a pessoa teria muitas dificuldades de lidar com os dois estímulos sonoros ao mesmo tempo.
Contudo, com a evolução do processamento da fala pelo implante coclear, é possível que daqui a alguns anos ele seja indicado para surdez unilateral. Alguns pacientes com audição normal de um lado e um zumbido incapacitante do outro já se beneficiaram do implante coclear.
No momento, a melhor opção para a perda auditiva unilateral é o Aparelho Auditivo Osteointegrado.
Nós realizamos a cirurgia de implante coclear pelo seu convênio. Marque uma consulta clicando aqui.