Orelhas de Abano

A orelha de abano é uma alteração estética em que a borda livre do pavilhão auricular encontra-se mais afastada da cabeça do que o desejado. A distânica ideal entre a pele atrás da orelha e o pavilhão auricular é de cerca de 2 centímetros, em um ângulo de 20 a 30 graus.

A orelha de abano é consequência de duas alterações na anatomia do pavilhão auricular: a ausência de uma dobrinha que chamamos de anti-hélice e um excesso de cartilagem na região da concha.

Otoplastia para Orelha de Abano

A correção cirúrgica é simples e pode ser feita em crianças a partir dos 6 anos ou em adultos. Em adultos pode-se realizar o procedimento com anestesia local e sedação.

Após a cirurgia é preciso usar uma faixa sobre as orelhas por pelo menos 1 mês.

Obs: Em virtude das determinações do Conselho Federal de Medicina sobre ética médica na publicidade, internet e redes sociais, não serão mostrados aqui resultados de antes e depois de cirurgias de otoplastia.

Moldagem da orelha em recém-natos

Nos últimos anos surgiu uma alternativa à cirurgia para as deformidades do pavilhão auricular, que é a moldagem precoce.

A moldagem é uma espécie de curativo que se aplica sobre a orelha de recém-natos que aproveita-se do fato da cartilagem nessa faixa etária ainda ser bem maleável.

Os moldes são trocados a cada duas semanas e mantidos por um período total de 6 semanas, com ótimos resultados.

Contudo, a moldagem só funciona se iniciada até as primeiras 4 semanas de vida, deixando assim uma janela temporal (entre 1 mês de vida e 7 anos) em que pouco se pode fazer pela criança nesse sentido. .

Obs2: O sistema de moldagem EarWell esteve disponível no Brasil por um tempo, mas desde o final de 2019 não é mais importado por razões logísticas. Ele continua a ser utilizado na Europa e Estados Unidos.

  1. Home - Otorrino Brasilia
  2. Cirurgias
  3. Cirurgias Avançadas da Audição
  4. Otoplastia - Cirurgia das Orelhas de Abano

Dr. Krishnamurti Sarmento Junior

  • Médico formado há 20 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Otorrinolaringologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Pós-Graduado em microcirurgia pela Universidade de Zurich - Suiça.
  • Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
  • Doutor em Medicina pela Universidade de Brasília - UnB.
  • Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Policlínica da PMDF.
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.