Perda Auditiva Súbita

perda auditivaNão é tão raro assim que, por vários motivos, nossa audição piore um pouco em alguns momentos de nossa vida. Dois dos motivos mais comuns são a formação de uma rolha de cera nos ouvidos ou o dia seguinte de quando vamos a uma boate, show ou festa.

No caso da cera, basta a remoção da mesma (pelo otorrinolaringologista) que a audição volta ao normal e no caso do ruído (desde que não seja algo recorrente), normalmente a audição se recupera por completo com o passar dos dias. Também é comum uma certa piora na audição ao final de uma infecção de ouvido, o que também melhora com o passar dos dias.

Contudo, existe uma doença chamada de SURDEZ SÚBITA ou PERDA AUDITIVA SÚBITA. Trata-se de uma condição de causa ainda pouco compreendida em que nossa audição piora de forma súbita. Essa condição é uma URGÊNCIA MÉDICA, por dois motivos:

1) A perda auditiva súbita é de difícil reversão. Uma porcentagem expressiva das pessoas que apresentam esta condição carregarão o déficit de audição para o resto da vida.

2) Se existe alguma chance de recuperação da audição, ela é tão maior quanto mais cedo for iniciado o tratamento, preferencialmente nas primeiras 48 horas de início da perda auditiva. Por isso a urgência.

Nesses casos, a medicina ainda não tem certeza da causa, mas sabe que corremos contra o tempo (para evitar a consolidação da perda). Por isso acabamos por instituir um tratamento que "atira para todos os lados", isto é, tratamos para todas as possíveis causas, dentre elas uma possível infecção viral, um mecanismo auto-imune ou ainda um aumento da pressão na orelha interna.

Existem vários protocolos de tratamento. Nós utilizamos um protocolo adaptado do utilizado pelo Serviço de Otorrinolaringologia da Universidade de Zurich, na Suiça, em que internamos o paciente para medicação intravenosa, por considerar que isso aumenta as chances de recuperação da audição.

De qualquer forma, o fator mais importante na perda auditiva súbita é TEMPO. Portanto, caso sua audição tenha piorado de um dia para o outro, procure IMEDIATAMENTE um otorrinolaringologista. Pode não ser nada demais (apenas uma rolha de cera), mas se for um caso de perda auditiva súbita, sua rapidez em obter ajuda pode fazer toda a diferença.