Cirurgia Avançada da Audição

O que é a cirurgia da reconstrução ossicular ?

         Como pode ser visto no vídeo abaixo, a boa audição depende da vibração da membrana do tímpano e da condução do som através da vibração de 3 ossículos (pequenos ossos): martelo, bigorna e estribo. 
 
 
  
           Quando a pessoa tem uma otite crônica (com o tímpano perfurado), os repetidos episódios de inflamação ao longo dos anos acaba causando o desgaste (erosão) dos ossículos que ficam no ouvido. Nesses casos, não adianta apenas fechar a perfuração (timpanoplastia), é preciso também reconstruir a cadeia ossicular para assegurar uma boa recuperação da audição.
        A cirurgia de reconstrução ossicular é feita muitas vezes junto com a timpanoplastia (na mesma cirurgia fecha a perfuração e conserta a cadeia ossicular), mas algumas vezes é preciso fazer em dois tempos (duas cirurgias separadas). 
         A forma mais utilizada de reconstrução da cadeia ossicular é a substituição do ossículo erodido por uma prótese. Existem diferentes tipos de prótese para atender a diferentes situações de erosão dos ossículos. Embora existam próteses em diversos materiais e a reconstrução possa ser feita inclusive remodelando o ossículo erodido e reinserindo-o, particularmente damos preferência para as próteses de titânio por considerá-las de maior durabilidade, excelente biocompatibilidade e por ter sido treinado na sua utilização pelo próprio criador desse tipo de prótese, o Prof. Ugo Fisch, da Universidade de Zurich, na Suiça.

Proteses de Reconstrução da Cadeia Ossicular
Próteses de reconstrução de titânio.